top of page
Buscar
Foto do escritorGabriel Serra

Melhores jogos gratuitos pra jogar no navegador

O seu ócio pode ficar melhor com jogos de navegador no Itch.io. Conheça os mais legais:



Digamos que você tenha um PC ruim. Relaxa, não é uma acusação, eu tenho certeza que ele é um guerreiro, mas tá foda né? O dólar, o preço das placas de vídeo, oras, o preço do bife! Dar uma melhorada no PC tá passando longe de ser prioridade nesse Brasil neoliberal desgraçado. Irônico que os defensores do capitalismo são os maiores aceleradores da sua própria degradação.


Meu PC não roda Elden Ring. Mais uma calamidade pra conta do Bolsonaro.


Mas pra quê pensar nisso se a gente tem JOGOS GRÁTIS PARA O NAVEGADOR?


O Itch.io é a Steam dos jogos artesanais. Aqui você pode comprar os arquivos dos jogos direto no seu PC, sem precisar de login e senha. Sempre achei meio idiota ter que provar que eu comprei um jogo digital toda vez que eu jogo, é tipo ser perseguido em lojas porque eles acham que você vai roubar um Chokito.


Mas isso nem é necessário, porque lá também tem váaaaarios jogos gratuitos que você consegue jogar direto no navegador. Um ser humano, sem querer te vender nada, te disponibilizou um jogo de 10 minutos e esse tipo de experiência deve ser mais valorizada do que é.


Hungry Ducks


Dos mesmos criadores dos melhores jogos de plataforma de 2021 (Toree 3D e Toree 2), Hungry Ducks é um jogo estilo arcade em primeira pessoa. Nesse ambiente 3D, uma fazendinha poligonal estilo Playstation, patinhos fofinhos correm em direção a um comedouro cheio de maçãzinhas cortadas.


Eles precisam se alimentar.



Conforme eles comem, eles dormem e é a sua função tirá-los do caminho dos próximos patinhos que querem comer, assim como pegar maçãs das árvores e encher o comedouro. E se você falhar?


Aí os patos comem você. Eles precisam se alimentar.


Isso aí dá um pânico que não se traduz no GIF, mas é bem nervoso o negócio.


O jogo não tem fim. Os patos que tiram sonecas ocupam espaço precioso e patos novos não param de chegar. As vezes você até consegue manter o comedouro cheio, mas esbarra num patinho agressivo. De qualquer forma, é impossível vencer, só sobreviver.


Vivo, por enquanto…


Esse é um daqueles jogos que termina quando você levanta bravo da cadeira. Uma delícia pra passar um tempinho e esquecer absolutamente o que você tava fazendo antes.


Jogo Satanista para Praticar o Mal



Esse jogo faz parte de uma categoria que eu curto muito, desses que misturam aquelas histórias de terror primordiais da internet, as creepypastas, com algum tipo de interatividade só possível em jogos. O excelente Bem Feito, da oiCabie, sempre vem em mente, sendo um “Animal Crossing de terror”, Inscryption também tem muito disso. É meio que essa a vibe.


Você segue a história de um jovem antes das redes sociais dominarem, na época em que a internet ainda era composta de websites personalizados. A garota que ele gosta pede pra ele fazer um site em nome do amor dela por outro menino, mas ela nunca parece estar satisfeita, nem ele. Para saciar a vontade de perfeição em HTML, o jovem entrega sua alma ao demônio.



O jogossente (“game feel” para os imperializados) é essencial para a experiência aqui. O personagem digita o que você digita, uma ferramenta extremamente efetiva em te colocar na pele dele enquanto sua saúde mental entra em rápido declínio. Não a sua, a dele, no caso.


O jogo te envolve com a mesma lábia que o personagem é envolvido pelas promessas do capeta. E o Virgula nem precisa te prometer nada, as artes pixelizadas de fundo, a trilha ambiental macabra, a satisfação dos feedbacks no ato de digitar e a escrita impecável te arremessam de cabeça na vibe do jogo.


“Então, Dona Roberta, a gente vai ter que recombinar os valores de revisão, tá complicado aqui pra mim…”



Red Handed


Se você tá pensando em não jogar todas as sugestões, mesmo sendo gratuitas e no navegador… Primeiro: eu estou decepcionado. Segundo: jogue pelo menos Red Handed. Esse jogo é sensacional.



Red Handed é um FPS stealth em primeira pessoa, onde você tem uma quantidade limitada de tiros para lidar com inimigos cada vez mais numerosos.


O jogo também te permite ficar invisível, quebrar vidros, fazer reféns (e arremessá-los) e chutar portas, além da mecânica chave, que é o bullet time a partir do momento do seu primeiro ataque (chute ou tiro). O tempo para, te dando tempo para concluir seu plano de ação, mas não o suficiente pra mudar se der errado. Dificuldade boa para uma experiência curta.


Inimigos de colete levam dois tiros pra matar. Uso estratégico do chute é essencial para se livrar deles.


Conforme os níveis progridem, você vai sendo apresentado a novos aspectos de gameplay e no final, Red Handed se torna um jogo tão complexo quanto qualquer um sendo vendido aí na Steam por 60 pila. Cada cena que o jogo apresenta parece que foi cortada de um filme de ação renderizado por um Commodore 64.



E se você não tiver na vibe de um joguinho, vai um videozinho? Eu tenho um canal no YouTube onde eu coloco as ideias um pouco mais elaboradas, dá uma olhada:



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page